XVI Seminário OBSCOM/CEPOS e II Encontro da Rede Celso Furtado em Comunicação, Cultura e Desenvolvimento (COMCEDE)

 

 

Sessão 1 – Trabalho: Exploração, Formação e Subsunção
Autores Instituição Título
1 João Ferreira PINTO UFS Trabalho, Tecnologia e Concorrência no Sistema Produtor de Mercadorias: Empresas e Meios de Comunicação sob a Perspectiva Crítica do Valor
2 Andréia Reis FONTES
Marília Barbosa dos SANTOS
UFS Prática Jornalística Contemporânea versus Novas Tecnologias
3 Denise ALVES UFS Jornalistas enquanto Mediadores da Accountability Governamental
4 Aldo LIMA
Karoline RIBEIRO
Francyelle SANTOS
UFSM/UFS A Questão Teórico-Metodológica na Formação em Economia – Uma Abordagem a Partir do Curso de Graduação e Pós-Graduação na UFS
5 Caio Jisman SILVA
Christiane CAMPOS
UFS A Controvérsia do Déficit Previdenciário: Uma Análise a Partir do Estudo da Previdência dos Servidores Públicos de Sergipe
6 Cássio da Silva Santos FILHO
Christiane Senhorinha Soares CAMPOS
UFS O Processo de Mercantilização da Segurança: Causas e Consequências na Ótica da Economia Política

 

 

Sessão 2 – Trabalho e Arte
Autores Instituição Título
1 Ricardo NORMANHA UNICAMP A Materialidade da Cultura e as Artes como Espaço de Criação de Valor
2 Abel OLIVEIRA UESC O Lugar da Fotografia na Produção Cultural Brasileira
3 Edson Ramos de Oliveira COSTA UFS Música Gospel: Artistas Independentes e sua Relação com as Práticas das Grandes Gravadoras
4 João BARROS UFS Processos e relações de trabalho do músico
5 Ygor SCHMIDEL UFS Performance do Artista, Subsunção do Trabalho Cultural e Indústrias Criativas
6 Laricia Barbosa da SILVA UFAL Comunicação digital: Influenciadores digitais e o mercado consumidor em Santana do Ipanema – AL

 

 

Sessão 3 – Comunicação e Políticas Culturais
Autores Instituição Título
1 Victor Silva Aziz LIMA
Hanayana Brandão Guimarães Fontes LIMA
UESC/UFBA Editais Setoriais de Audiovisual: O fomento à Cultura e o Território Litoral Sul da Bahia
2 Dayse Batista SANTOS UESC As Políticas Públicas de Cultura e Comunicação e a Responsabilidade Social de Fomento à Visibilidade da Etnia Cigana
3 Roberta Alena de Alcântara BRANDÃO UESC Acessibilidade Cultural: “CEM” Barreiras na Comunicação
4 Danilo BRACCHI
Ysmaille OLIVEIRA
UESC/UNICAMP Batuque do PCC: as Experiências do Projeto Conexão Curimbó e a Política Cultural através da Residência Artística Em Belém do Pará
5 Irla Suellen da Costa ROCHA UFS Os Efeitos do Discurso, com a Retomada da Sergipanidade, no Largo da Gente Sergipana na Política Pública Cultural
6 Cristina BARROSO
Priscila de JESUS
UFS Museus Laranjeirenses e a Economia da Cultura: O Papel das Ações Culturais e Educativas

 

 

Sessão 4 – Indústrias Culturais: Colonização do Cotidiano e Resistência
Autores Instituição Título
1 Anderson David Gomes dos SANTOS UFAL Os Direitos de Transmissão de Eventos Esportivos para a Internet: A Celeuma do Paraibano 2018
2 Aianne AMADO UFS O Fanatismo Brasileiro por Objetos da Indústria Cultural Internacional na Ascensão das Mídias Digitais
3 Joana PRADO
Priscila de JESUS
UFS Economia da Cultura e o Uso/Não Uso de Tecnologia nos Museus de Sergipe
4 Aline Braga Farias CONCEIÇÃO UFS Carnaval de Aracaju: Novos Afetos e Conhecidas Formas de Privatizar a Rua
5 Ana Carolina WESTRUP UFS Slam Resistência: Mandando as ideias de fogo para os papos de plástico
6 Aura Danielle Dantas de SANTANA UNIT A Música Tecno: Hertz Neoliberal do Capital Afetivo

 

 

Sessão 5 – Comunicação e Desenvolvimento
Autores Instituição Título
1 Lillian Ma. de Mesquita ALEXANDRE UFS Economia Criativa e Turismo Cultural Como Estratégias para o Desenvolvimento Local no Litoral Sul Sergipano
2 Silvania Monteiro Da SILVA
Ingred Ludemila Martins
dos SANTOS
Anderson David Gomes Dos SANTOS
UFAL O Artesanato como Fonte de Desenvolvimento Local: Uma Análise a Partir da Experiência do Grupo Anny Artesanato
3 Marcelo Rangel LIMA UFS Análise sobre as Relações entre Cultura e Desenvolvimento na Comunidade Quilombola da Mussuca, Laranjeiras, Sergipe
4 Marília Barbosa dos SANTOS
Andréia Reis FONTES
Paula Martins RAMOS
UFS Diagnóstico da Temática Ambiental em um Veículo de Comunicação Impressa na Cidade de Aracaju/SE
5 Ellen Monique Carvalho FONSECA
Lara Brunelle Almeida FREITAS
UFS Reflexões sobre a Comunicação e o Turismo Rural na Integração Cultural em Itabaiana, Sergipe
6 Hanne OLIVEIRA UFS Economia Criativa e empreendedorismo cultural: contextualizando as condições do trabalho cultural

 

 

Sessão 6 – Economia Política da Internet
Autores Instituição Título
1 Maria Clara Estrêla Oliveira ALMEIDA UFPI O Mercado Brasileiro do Vídeo sob Demanda: Desafios, Regulação e Operações
2 Flávio Marcílio Maia e Silva JÚNIOR UFS Entre Agregadoras e Majors: A Distribuição de Música na Internet via Streaming
3 Lara Brunelle Almeida FREITAS
Fabiana FAXINA
IFS Reflexões Sobre a Convergência Tecnológica e de Mercado na Perspectiva dos Destinos Turísticos Inteligentes
4 Janaína MELLO UFS/PPMTUR-IFS; Itaú Cultural Smartphones no Turismo Criativo: Maptour como Via Alternativa
5 Valéria COSTA UFS O Mercado Brasileiro de TV Frente aos Desafios da Digitalização e da Convergência Tecnológica e a Economia da Internet